Você já se sentiu como se Deus não estivesse lhe escutando? Ele é o onipotente, inteiramente soberano, rei deste mundo, então por que Ele não apenas lhe dá essa pequena coisa que você está pedindo? É uma grande questão teológica, e muitos têm tentado respondê-la. Bem, Cini McMenamin no Crosswalk listou 5 razões pelas quais Deus pode não estar respondendo instantaneamente às suas orações.

1. A idéia de Deus de uma “coisa boa” pode ser diferente da sua.
Você pode estar orando por um marido, um trabalho que você estava esperando, ou para ganhar a loteria. Por que Deus não está lhe respondendo alguns ou todos os seus pedidos de oração? Pois mesmo que você ache bom se casar, ou estar trabalhando em um trabalho que você gosta, ganhando um bom dinheiro, a opinião de Deus pode ser diferente da sua. Só porque algo nos faz felizes não significa que é bom para nós.

2. Deus está esperando que você seja obediente.
As Escrituras exortam os maridos a serem atenciosos com suas esposas e tratá-las com respeito, para que suas orações não sejam interrompidas (1 Pedro 3:7) e o Salmo 84:11 diz: “não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade“. Você está andando retamente? Você tem não somente obedecido, mas tem se rendido a Ele? Se não, Deus pode estar retendo ou recusando reconhecer suas orações para que você volte a estar de acordo com Sua vontade e propósitos.

3. Não é o momento certo.
Deus tem três respostas: Sim, não, e espera, porque Ele pode ver o que é eterno melhor para nós, e Ele também pode ver o que está por vir (e nós não podemos), sendo assim, confie no Seu julgamento. O tempo dEle é sempre melhor do que o seu. Se você está andando corretamente e o que você está pedindo é realmente uma coisa da vontade dEle, sendo assim, de acordo com o Salmo 84:11, Deus não está retendo, apenas não é a hora.

4. Você não está pedindo com fé.
Como oramos é tão importante quanto pelo que oramos. Em Tiago 1:5-8 somos lembrados: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”. Além disso, Hebreus 11:6 diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Portanto, peça com fé e sem hesitação ou dúvida. Deus pode estar esperando que você realmente acredite que Ele pode fazer o que você está pedindo.

5. Deus tem algo melhor para você do que estas pedindo.
Esta é a minha razão favorita do porque Deus dizer não, mas nós muitas vezes esquecemos de considerá-la. Porque Ele é bom e sabe o que é eterno melhor para nós, e não quer que nos acomodamos, Deus às vezes diz não ou fecha uma porta porque Ele tem algo melhor para nós que nem sequer pensamos em pedir. Ele é aquele que pode fazer “imensamente mais” do que tudo o que podemos pedir ou imaginar (Efésios 3:20). Confie no tempo dEle. Confie no Seu não, e confie em Sua vontade do que é eternamente melhor para você. Ele realmente é um bom pai.

Fonte: hellochristian.com