Capetown / África do Sul

“Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.” 2 Timóteo 1:7 NTLH

Mensagem

O choque cultural é uma sensação de desorientação cultural no meio do povo a qual você está vivendo. Não são apenas missionários que sentem esse choque, mas todas as pessoas que saem do seu país e se mudam para uma outra cultura. No início você se sente como um turista, conhecendo as novas belezas do local onde você está morando, porém logo você vê que é real. Nova língua, comida, costumes, pessoas, TUDO novo. Senhor, o que fazer? Se você conseguir passar pelo choque cultural sem largar tudo e voltar para sua terra natal, você irá conseguir se tornar uma pessoa bi-cultural, deixando a nova cultura mudar a sua forma de viver.

Desafios

Não é fácil passar o choque-cultural, mesmo para quem já viajou para o exterior, pois uma coisa é passear em outro país, outra é morar nele. É uma sensação horrível, na qual as mulheres sofrem mais. No nosso caso a mudança dói bastante, pois no Brasil tínhamos uma vida com bastante abundância, onde podíamos comprar o que queríamos. Porém agora, como missionários, vivemos da ajuda dos amigos, família e da igreja, não tendo mais o suficiente para tais “luxos”, apenas para o básico. Além disso, a distância da família, amigos, e liberdade de se expressar e conversar na igreja são pontos que pesam bastante. Estamos compartilhando isso, para que possam compreender o que temos passado e também entender que essa adaptação leva tempo e a cada mudança nova, vamos precisando se adaptar e nos ajustar novamente. E a Fran tem sofrido e sentido mais, porém, o Senhor está trabalhando no seu coração e trazendo renovo e conforto, pois temos a certeza de estar cumprindo nosso chamado.

Neste mês de Maio as crianças ficaram doentes e tivemos que levar ao médico. No Brasil, sabíamos o médico, o hospital, tínhamos a família, tudo era mais fácil. Mas cremos na palavra e no poder de Jesus Cristo, quando disse: “Não tenha medo; tão-somente creia” Mc 5:36.

Durante a viajem do Gustavo para Bristol, a Fran ficou com uma amiga, onde elas tiveram um tempo bem gostoso, também com muito testemunho e comunhão. Porém depois da volta dele, as coisas ficaram bastante conturbadas, talvez pelas definições que surgiram lá e porque a Fran entrou num tempo de muito cansaço. Por isso estará diminuindo um pouco seu ritmo no inglês visto que pela graça de Deus o seu nível já está o desejável pela MIAF / AIM

Conquistas

  • O Gustavo esteve viajando para Bristol novamente em Maio e teve uma semana excelente e de muito proveito, vimos a mão e cuidado de Deus. A diretoria gostou do seu perfil de trabalho e da forma como se relacionou com os outros. A “química” que eles queriam observar foi melhor do que esperada. Em função disso, em apenas um ano na organização missionária MIAF/AIM, uma das maiores do mundo, o Senhor o chamou para liderar as estratégias em relação à tecnologias. Por este motivo, este será um dos ministérios que estará servindo no Kenya. Escrevemos um artigo no blog que explica a necessidade da liderança no reino de Deus https://www.hellwig.com/chamado-de-cristo-para-ministerios-de-lideranca/
  • Passagens compradas. Estaremos chegando no Brasil dia 27 de Novembro de 2013. Será um tempo maravilhoso para recarregar as baterias com a família, visitando amigos e parceiros de ministério. Entre em contato conosco para agendando uma visita.
  • Nosso ministério será no Kenya (Quênia). Nossa ida para lá está prevista para Março de 2014. Durante este tempo lá a Fran deverá atuar com discipulado, evangelismo e ministério com crianças em favelas, mas ainda estará sendo definido. O Gustavo estará envolvido com ministério de tecnologias e irá auxiliar outros ministérios de outros missionários.

Datas Importantes

  • A pedido da AIM, o Gustavo terá algumas viagens ministeriais para conhecer os campos de trabalho ainda nesse ano. A primeira será em Julho para Johannesburg, e as demais para Moçambique e Madagascar serão marcadas após essa visita. Que o Senhor possa desde já abençoar a Fran e as crianças neste tempo.

Pedidos de Oração

Gerais

  •  Pela conversa que teremos com o proprietário da casa que temos alugada, visto que teremos que sair antes de vencer o contrato. Antes estava previsto sairmos em Agosto/2014.
  •  Pela nossa volta para o Brasil em Novembro/2013 e ida para o Kenya em Fevereiro/2014.
  •  Pelos desafios a serem vencidos até a nossa ida para o Kenya.
  •  Saúde física, espiritual e emocional da nossa família.
  •  Continuem a orar pelos nossos grupos caseiros, tanto o inglês como o português.

Como família, agradecemos a todos os mantenedores fiéis que nos apoiam financeiramente e em oração. Desejamos a todos vocês que o Pai os recompense com muita graça e amor.

Família Hellwig, seus missionários na África