Quando Deus criou os homens e os animais, Ele já sabia que estas criaturas precisavam ser lideradas. Todos os animais que vivem nas águas, no céu e na terra são liderados por um dos seus.
Assim também é o ser humano, seja na escola, no exército, nas empresas, em todas as áreas, os homens são liderados.
Nas nossas igrejas, os pastores sãos os líderes, não somente espirituais, mas também em todas as demais atividades da igreja.
Também na palavra de Deus podemos ver vários exemplos de liderança, como José, Moisés, Ester, Jesus, dentro vários outros.

Por que em missões é diferente? 
Por que a maioria da igreja mundial acredita que missionário é só aquele que mora em lugares isolados do mundo? Por que os que suportam outros missionários não são importantes?

Jesus não nos ensinou que maior é quem serve do que quem é servido? Mt 20:27-28.
Seriam os missionários uma classe “especial” dos seres humanos e animais, criaturas exclusivas que não precisam de líderes e suporte de outras pessoas? São pessoas com dons para resolver qualquer problema, mesmo sem ter experiência no mesmo?
A AIM/MIAF e várias outras agências missionárias estão precisando de líderes, porém poucos missionários estão dispostos a pagar esse preço, pois mesmo existindo muitos missionários com dons de liderança e experiência de campo, eles estão com medo de aceitar posições de liderança. Quem sabe por que temem perder o sustentando de suas igrejas? Pois algumas vezes, como líderes, é preciso mudar das aldeias para a cidade ou ainda deixar de se dedicar 100% ao evangelismo. Lamentavelmente, há igrejas que deixam de sustentar os seus missionários se eles não estão servindo “na linha de frente da batalha”.
Jesus é a pessoa mais importante quando se falamos em missões, mas isso não quer dizer que mesmo assim Ele não precise da ajuda de todos os membros, Ele precisa de cada um de acordo com o seu dom.

Orem amados para que a igreja mundial entenda que os missionários também precisam ser liderados, ouvidos e atendidos em suas necessidades, como qualquer outra criatura. Eles são pessoas normais, e não super-heróis. Sendo assim, alguns precisam ser líderes.
Orem para que os vários missionários que estão com problemas no campo por falta de liderança não voltem frustrados por não terem sido cuidados como deveriam.