“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

[reftagger title=”Pv 4:23″]Provérbios 4:23[/reftagger]

Nairóbi / Quênia

No nosso coração é onde é revelado os nossos mais profundos desejos. É lá, onde o Senhor consegue ver o que está acontecendo na nossa alma, é onde está a nossa mais profunda motivação de viver, de servir e de ser membro do corpo de Cristo. Por este motivo, Jesus não se importa em primeiro lugar com as suas atitudes, ele quer primeiro o seu coração, pois se o seu coração for dEle, as suas atitudes serão de acordo com a vontade dEle.

Mudanças no Ministério

Testemunhos Gustavo, Fran e Mama Regina

 

Quando fomos chamados para sermos missionários, aceitamos o chamado de virmos à Africa, pois é de longa data nosso amor por esse povo. Porém, nós nunca tivemos em nosso coração um amor específico por um povo, mas nestes últimos 5 anos morando aqui na África, está nascendo um grande amor pelos Povos Muçulmanos.

Dessa forma, estamos já orando ao Senhor em relação ao que Ele tem para nós no futuro como ministério. Porém, Ele nos fez lembrar que nos países onde estão estes Muçulmanos, a base das escolas é o islamismo, e isso não será uma opção para os nossos filhos. E agora Senhor, como iremos ir se os nossos filhos não terão uma escola adequada?

Sabemos que o Senhor já tinha colocado em nosso coração em 2011 a escola do RVA, antes mesmos de sairmos pro campo missionário, como uma possibilidade de ministério. Esse amor por esta escola sempre esteve em nossos corações.

O RVA (Rift Valley Academy, que significa Escola localizada no vale Rift), é um internato de Ensino Fundamental e Médio, com mais de 500 crianças. Mas, o especial dessa escola é que todos os professores são missionários voluntários e praticamente todos os alunos são filhos de missionários, de mais de 30 nações e de 80 agências missionárias diferentes.

A base do Rift Valley Academy é colocar o Senhor Jesus Cristo no centro de todo o programa escolar, dessa forma assim preparando uma geração de futuros missionários. São dezenas os missionários que nós conhecemos que estudaram no RVA, imagina os demais que nós não conhecemos.

Nossos planos era servimos no RVA apenas em 2019 ou 2020, porém os nossos planos não são os planos de Deus. Ele está sempre encurtando o tempo em nossas vidas. Na África do Sul éramos para ficar 3 anos, ficamos 1 ano e meio, em Nairobi éramos para ficar 5 à 6 anos e iremos ficar 3 anos, pois já iremos nos mudar agora em Agosto.

Vale Rift / Kijabe, interior do Quênia, onde iremos morar a partir de Agosto. 

Mas o que aconteceu que já iremos nos mudar assim tão rápido? Como o Gustavo está no conselho do RVA, ele soube de duas grandes necessidades para o próximo ano letivo que irá começar em Agosto: Professora de Espanhol e Analista de TI.

  • A Fran já fez 4 anos de curso de espanhol no Brasil, além de faculdade te Pedagogia. Por estes motivos, ela poderá dar aula tanto de espanhol como em turmas de 1º – 4º série.
  • O Gustavo além de continuar o ministério de tecnologias para toda a MIAF / AIM, irá também servir no departamento de tecnologia da escola.

E agora, quanto tempo iremos ficar no RVA antes de deixarmos os nosso filhos lá e irmos para os povos muçulmanos? 2, 4, 6 anos? Somente o Senhor sabe e estaremos em oração por isso. O Senhor sabe que O amamos, e o que mais queremos é sempre estar no centro da vontade dEle.

Estamos deixando 500 crianças africanas para atender agora 500 filhos de missionários, para assim os amar, cuidar e ministrar para a vida deles, enquanto que os seus pais estão pregando o evangelho e exercendo seus ministérios no Continente Africano.

Sabemos que o Corpo de Cristo é formado de vários membros, e agora nessa próxima fase ministerial, seremos uma parte diferente desse corpo, a parte que cuida dos filhos dos missionários.

Um pouco do início do RVA

No início da história da MIAF / AIM Internacional em 1895, tornou-se evidente que, se a Missão viesse a progredir, seria necessário providenciar uma escola para educar os filhos dos missionários. O RVA teve seu início em 1906 para atender a essa necessidade. A missionária Josephine Hope, missionária americana, foi a primeira professora. As primeiras aulas foram realizadas em uma casa, mas mais tarde dois quartos foram adicionados a uma pequena casa que era utilizada como uma escola local e igreja, e assim as aulas continuavam.

Veja o vídeo institucional da escola (legenda em português), mostrando a sua grande importância para missões.

Vídeo Institucional RVA

Ministério Fran

Após várias conversas com a Mama Regina, escolas e parceiros que ajudam com os alimentos, todos estão a favor para que o projeto continue, continuando com a gestão da Mama Regina. Sendo assim, para as crianças e as escolas, tudo irá continuar normalmente. A única perda será a professora “Franis” como a Fran é conhecida nas escolas.

Estamos muito felizes por poder estar seguindo os novos planos de Deus para as nossas vidas e deixar esse ministério em funcionamento. Esse é o desejo do Senhor Jesus para as nossas vidas, que possamos servir o Seu Reino, ministrando e criando tendas. Cremos que esse é o plano do Senhor para a vida de todos: Que você possa ser útil em um ministério, treinar um líder para assumir e assim, ir e abrir outra frente de trabalho.

Neste mês, entregamos para as escolas de Kibera e South B esse pequeno devocional em Swahili que está ao lado, feito pelo pessoal do Pão Diário aqui do Quênia. A idéia foi mostrar para eles a importância da vida devocional, da leitura da palavra e oração.

E agora para os próximos passos, será entregar para cada professor, o devocional completo de todo o ano, para que assim, eles possam fazer o devocional com os alunos todos os dias.

Crianças recebendo o devocional

Crianças recebendo o devocional

Projeto Mwangani – Evento Especial

Em fevereiro, recebemos a visita em Kibera do Zé Maria, ex-jogador profissional de futebol da seleção brasileira. Atualmente ele é técnico de um dos times aqui do Quênia. Naquela oportunidade, ele prometeu para as crianças que iria os levar para ver um jogo, e a promessa foi cumprida. Obrigado Zé, as crianças amaram.

Crianças de Kibera pela 1º no Estádio de Futebol
Crianças de Kibera pela 1º no Estádio de Futebol

Projeto Mwangani – Kibera

Segue abaixo algumas fotos.
Iniciando o ministério em oração
10 Pragas no Egito
Nosso Moisés Africano, junto com o Rev. Shadrack e esposa.
Crianças Louvando

Projeto Mwangani – South B

Segue abaixo algumas fotos e vídeos.
10 Pragas no Egito
10 Pragas no Egito
Crianças
Momento de Louvor

Crianças lavando as mãos

Bible Club Mama Regina

Os trabalhos continuam aos sábados na Casa da Mama. As crianças da vizinhança têm recebido a palavra de Deus e comida, além dos pais, que tem vindo na casa dela e assim tem tido a oportunidade de compartilhar do evangelho com eles.

Alguns parceiros do nosso ministério se ofereceram para ajudar na construção de uma área, para que a Mama pudesse ministrar, ainda melhor para as crianças. Aproveitando a oportunidade, ela já fez dois quartos extra em cima, que ela ainda está orando sobre qual será o propósito.

Essa construção tem sido um grande testemunho para todos e o Nome de Deus tem sido glorificado através desse sonho realizado na vida da Mama e das crianças. Louvamos a Deus pela vida dos ofertantes e pelos frutos que tem plantado em terras estrangeiras.

Obra quase no final
Início da Obra

Ministério Gustavo

Graças a suas orações, todas as frentes de trabalho que estou atuando estão uma benção, glórias a Deus por isso.

Segue abaixo um pouco mais de alguns trabalhos e projetos.

Projeto do Kit do Projetor do Filme Jesus

Esse projeto tem tido grande resultado, pois ajuda os missionários que moram em regiões onde não possuem energia elétrica a mostrar o filme Jesus. Por que ajuda? Pois esse kit, que eu consigo de graça para os missionários, possui tudo o que é necessário para que isso aconteça: Projetor, Bateria, Carregador de Bateria usando energia Solar e Caixas de Som.

Segue abaixo um testemunho:

Temos visitado muitas vilas nesses últimos dias. Mais de 2000 pessoas baras já assistiram o filme, 85% do povo Bara. Em uma das vilas que fomos, Beharena, vimos o agir de Deus. Um dos evangelistas, que trabalha na área, contou nos que após o termino do filme Jesus, ele viu algumas pessoas arrancando suas feitiçarias e jogando-as fora. Uma deles disse: “ Não precisamos mais disso, vamos seguir a Jesus…” Aleluia! Deus está agindo entre o povo Bara. Essa mulher teve a libertação de 4 demônios.

Por favor, orem por essas vilas, onde o filme Jesus já foi passado: Mananove, Ambatomanga, Fanjanarivo, Isoanala, Mbararata, Beharena, Andalamby, Ambatomasy.

Temos muitos convites para visitarmos outras vilas. Gloria a Deus. Que o Senhor possa usar essas sementes e fazê-las germinar; uma árvore possa crescer e produzir frutos dignos do Cordeiro.

Abaixo algumas fotos do Kit sendo usando no campo:

Povo Bara / Madagascar

Veja a alegria dele ganhando o Kit
Filme Jesus sendo apresentado
Filme Jesus sendo apresentado
Filme Jesus sendo apresentado
Missionário Brasileiro e Malagasy

Povo Samburo / Quênia

Filme Jesus sendo apresentado
Filme Jesus sendo apresentado

Bíblia em Áudio

Esses dispositivos que parecem celulares, são equipamentos que são carregados via energia solar, que possuem a função de reproduzir audios. Neles, nós conseguimos gravar a Bíblia em áudio de acordo com a lingua falada pela pessoa. Eu mesmo tentei “burlar” o sistema de segurança e não consegui. Por isso é melhor do que um simples celular com um cartão de memória.

Neste último mês, chegaram alguns dispositivos que iremos usar para mobilizar e divulgar para os missionários a eficiência desses equipamentos que contêm a Bíblia em Áudio, para que eles possam usar em contextos como:

* Tribos que não possuem a lingua grafada, neste caso, a língua é só falada, e não escrita.

* Pessoas que tem deficiencia de leitura.

* Utiliza energia solar, sendo assim, é possível usar em lugares remotos sem energia elétrica.

O Custo de cada um destes dispositivos é cerca de US$25. Caso você queira patrocinar a compra de algumas “Bíblias”, entre em contato conosco.

Abaixo segue duas casas, na qual eu levei de presente essas bíblias. Eram dois idosos que não conseguiam ler, e que não falavam inglês, apenas a lingua local. Foi uma alegria para eles poderem ouvir a Bíblia, e no mesmo dia já ouvimos testemunhos deles que muitas pessoas da vizinhança queriam ganhar um de presente também.

Mama Recebendo a Bíblia em Áudio

Mama Recebendo a Bíblia em Áudio

Mzee Recebendo a Bíblia em Áudio

Mzee Recebendo a Bíblia em Áudio

Muito feliz por poder estar dando a eles as Bíblias.

Projeto Bíblia para Todos

O desenvolvimento da nova versão do Bíblias para todas está em andamento, já temos uma versão de testes agora, mas ainda passando algumas dificuldades no desenvolvimento, visto os caracteres em árabe. Ore para que essa possa ser mais uma forma de que possamos levar a palavra de Deus para os Mu$$ulm4n0s.

Arrumando a internet de uma Escola

Estivemos visitando um internato no interior do Kenya, onde atende em torno de 200 crianças, na qual todas são pobres ou órfãs, e lá eles tinham um problema a muito tempo com a internet, na verdade ela não estava funcionando. Foi uma benção conhecer esse ministério que é mantido somente por doações de irmãos, e assim também o Gustavo pode resolver os problemas de rede e internet para os alunos.

 

Foto na frente da Escola
Arrumando os equipamentos de rede e Internet

Família

O Peter e a Raica estão bem, indo a escola, brincando com os amigos e crescendo muito rápido. Estão bem empolgados com a nossa mudança para nova escola, apesar que isso tem gerado uma certa ansiedade e sabemos que será um novo processo em suas vidas. Por isso pedimos que vocês lembrem de levar seus nomes em oração, pelo término do tempo em Nairobi e despedidas e a nova adaptação no RVA, na nova casa, novos amigos e etc.

Pedidos de Oração

Família

Mudança para o RVA

Que o Senhor posso abençoar essa nova mudança e adaptação.

Saúde, física, emocional e espiritual

Continue a orar pela nossa saúde, física, emocional e espiritual

Saúde específica da Fran
Ore para que Senhor restaure totalmente o estômago e intestino. Fran já teve muitas melhoras, porém ainda tem restrições alimentares.
Vistos e Documentos

Emissão dos nossos documentos de residência no Quênia, pois os nossos precisam ser renovados.

Mantenedores

Que os novos mantenedores e intercessores que se juntaram a nós no final de 2016 possam serem fiéis em oração e nas suas ofertas financeiras ao nosso ministério.

Estudos do Peter e Raica

Orem para que consigam se adaptar em um novo currículo no RVA.

Eleições do Quênia

Ore pela situação dos protestos e eleições. As eleições acontecem agora em Agosto. Ore por paz, pois esse tempo gera muita tensão entre o povo e os opositores.

Mês do Ramadã

O Que É o Ramadã?

Os muçulmanos acreditam que seu profeta Maomé recebeu uma série de revelações de Alá que, combinadas, formam o Alcorão. Eles acreditam que isso aconteceu durante o nono mês do calendário islâmico, o Ramadã, tornando-se assim um mês sagrado. Durante o Ramadã, muitos muçulmanos buscam recitar o máximo que puderem do Alcorão.

Neste mês, os muçulmanos não comem nem bebem do amanhecer ao anoitecer. Eles também se abstêm de cigarros e relações sexuais durante as horas de jejum. Afirmam que o jejum tem a intenção de aproximá-los de Deus e lembrá-los do sofrimento dos menos afortunados. Muçulmanos muitas vezes doam para instituições de caridade e alimentam famintos durante este mês. Já que é considerado o mês mais sagrado do ano, é um período crucial para muçulmanos enfatizarem e praticarem os valores fundamentais de sua religião.

Ministério Gustavo

Projetos
Ore por discernimento e sabedoria para o Gustavo na administração dos projetos que tem desenvolvido e liderado
Kits do Filme Jesus
Ainda temos kits multimídia para mostrar o filme Jesus ainda estão nos EUA. Ore para que eles cheguem sem nenhum problema no Quênia, e assim possamos entregar aos missionários que necessitam dessa ferramenta para evangelizar.
Biblioteca Digital
Ore para que essa frente possa abençoar cada vez mais os trabalhos de evangelismo dos missionários
Bíblia para Todos
O desenvolvimento da nova versão do Bíblias para todas está em andamento, mas passando algumas dificuldades no desenvolvimento, visto os caracteres em árabe. Ore para que essa possa ser mais uma forma de que possamos levar a palavra de Deus para os Mu$$ulm4n0s.
Bíblia em Áudio
Ore para que os testes sejam guiados pelo Senhor e que possamos escolher a melhor opção,

Ministério Fran

Liderança da Mama no Projeto Mwangani

Ore para que ela consiga liderar e fazer a gestão do projeto sozinha. Que o Senhor lhe conceda graça e muita saúde.

Crianças das Escolas

Ore pelas crianças das escolas para que a Palavra de Deus gere mudança em suas vidas e famílias.

Que os devocionais possam ser uma benção e que possa gerar um hábito pela leitura da Palavra. Pois a palavra é que pode gerar transformação em suas vidas, pois é a única verdade.

Gostou do nosso ministério?

Como família, agradecemos a todos os mantenedores fiéis que nos apoiam financeiramente e em oração. Desejamos a todos vocês que o Pai os recompense com muita graça e amor.

Família HELLWIG, seus missionários na África