“E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”

2 Coríntios 5:15″

Kijabe / Quênia

Final de Julho chegou nosso tempo de mudar de campo missionário mais uma vez, pois não vivemos mais para nós mesmos mas sim para o Senhor, e para fazer seu nome conhecido entre todos os povos, levando seu amor e a salvação que somente se dá por meio de Cristo Jesus.

Esse tempo de mudança envolveu muito esforço e despedidas, mas agradecemos a Deus por seu imenso amor e cuidado em todo tempo e em cada pequeno detalhe. O diferente dessa vez para nós foi que levamos toda nossa mudança no caminhão, pois continuamos no mesmo país (Quênia), mas agora moramos mais no interior. De certa forma, isso facilitou nossa adaptação, pois em poucos dias estávamos com nossa casa arrumada e rapidamente sentimos bem em nosso novo lar.

No mês de Agosto tivemos reuniões, treinamentos e passamos alguns dias organizando as coisas em casa, na sala de aula de espanhol da Fran e no escritório de informática do Gustavo. Foi um tempo de muito aprendizado, muito crescimento e de tentar conhecer e se encaixar em um novo “mundo”, pois aqui a vida é de comunidade, pode se dizer que é uma mini cidade.

Achávamos que já havíamos morrido o bastante pra esse mundo, para as nossas vontades e desejos, e ao mudarmos para o RVA (O RVA é um internado fundado pela MIAF a mais de 100 anos atrás que atende cerca de 500 filhos de missionário) morremos ainda mais. Aqui estamos em tempo integral com os alunos, servindo em todo tempo e até mesmo nos fins de semana. A programação e rotina aqui é intensa, temos experimentado Deus fazendo tudo novo em nossas vidas.

Sistema de Ensino do RVA

Aqui no RVA o sistema de ensino é baseado no americano, e por isso iremos usar algumas terminologias não muito comuns ai no Brasil.

O ano letivo se divide em 3 termos começando as aulas em Agosto. Entre cada termo existe um mês de férias. No meio de cada termo existe uma folga (break) de dois dias, sexta até segunda. Nessas folgas é quando os alunos voltam para as casas dos pais ou guardiões nos breaks. Eles precisam sair para dar uma folga para nós, o staff, como nós somos chamados.

As aulas são das 7:45AM até as 3:30PM. Depois das 3:30 é quando eles tem as atividades extra, como esportes, música, artes, etc.

Por causa dessa carga horária, o staff está envolvido em 100% da vida dos alunos. Em uma escola normal, o professor apenas dá aula. Aqui o staff possui diversas atividades, não apenas como professores, mas motoristas, dorm parents (pais de dormitório, responsável pelos quartos), técnico de esportes, conselheiro, professor de música, mentor, pregador, Informática, manutenção (é o staff que reforma as casas), cozinha (alimentação para 500 que fazem 3 refeições por dia), compras, lavanderia, etc.

…e o Gustavo além de estar envolvido nessa rotina dos alunos, ele ainda possui as atribuições de estrategista de tecnologias da MIAF no mundo todo, que o está deixando bem sobrecarregado. Ore por ele.

Nem sempre é fácil se mudar, deixar amigos e o lugar que você aprendeu a amar nos últimos 3 anos e que já estava adaptado. Nem sempre é fácil fazer entregas e depender completamente do Senhor. Nem sempre é fácil mudar o modo de vida, a rotina e estar pronto a se humilhar e aprender a viver de uma maneira diferente.

Mas o que podemos testemunhar mais uma vez, é que vale a pena seguir os planos do Senhor, que vale a pena obedecer o Ide de Deus, pois seus planos e seus pensamentos são bem melhores que os nossos e que não há nada melhor que viver na dependência do Senhor, tendo a certeza que no Senhor nosso esforço e nosso trabalho não é em vão.

O Peter e a Raica se adaptaram super bem aqui, estão dormindo bem desde a primeira noite em nossa nova casa, fizeram amigos novos com muita facilidade e estão amando ir pra escola sozinhos e morar pertinho de todos os amigos da classe. Para nós como pais, ver nossos filhos adaptados, é como uma comfirmação de Deus que esse é o tempo de estarmos aqui e que Deus tem sempre o controle de tudo em suas mãos.

Ministérios da Família

Segue abaixo as atividades que nós como família estamos envolvidos.

Visita Igreja Local

Quando chegamos no RVA, o Gustavo fez amizade com um funcionário local do RVA que também é Pastor. Dessa forma, ele nos convidou para visitar a igreja dele. O Gustavo pregou a palavra e a Fran deu culto infantil para as crianças em baixo da árvore. Como é lindo ver o povo africano louvando ao Senhor e bendizendo seu Nome.

RVA – Grupo Caseiro

Durante um ano teremos um grupo de alunos que virá a nossa casa uma vez por mês e que teremos a oportunidade de estarmos mais próximos deles. A idéia é os conhece-los melhor para assim podermos ter um relacionamento mais próximos, pois temos muitos alunos aqui.

Ministério Fran

RVA – Professora de Espanhol

A Fran está dando aulas de espanhol para alunos de High School (Segundo grau). Ela tem 2 turmas de espanhol 1 e 2 turmas de espanhol 2 , tendo no total 71 alunos. Aqui aula de línguas é todos os dias, com provas todas as semanas e isso tem sido bem puxado pra  Fran, mas com a ajuda de Deus e somente por Ele, as aulas tem sido uma benção e temos tido retorno de que os alunos tem gostado muito da Fran. Aqui ser professor vai além das aulas, envolve cuidado dos alunos, ajuda extra nos estudos para alunos com dificuldades, muitas renuiões e etc. A Fran ainda está se adaptando, tem sofrido de novo com seus problemas de intestino, porém sabemos que vem do estress que toda essa mudança exigiu, mas temos orado e visto melhoras nos últimos dias.

RVA – Professora de Culto Infantil (1º Série)

Outro ministério é o culto infantil para a turma da 1º Série em 3 dos 4 domingos do mês. Aqui o Culto infantil (ou Escola Bíblia para os maiores) são sempre antes dos cultos. Após, todos se reunem novamente para o culto normal.

No primeiro domingo do mês, todos os alunos vão para uma igreja local aqui perto. Veja as fotos abaixo.

Ministério Gustavo

Bíblia em Áudio

Os trabalhos continuam. Desde a última carta o Gustavo ja configurou mais de 200 bíblias em diferentes dialetos. Agora existe um outro pedido de 160 para chegar. Glórias a Deus.

Desenvolvimento de Websites para Ministérios

Outro ministério em que o Gustavo está trabalhando é o desenvolvimento de websites pra ministérios, para dessa forma eles poderem mais facilmente divulgarem os seus trabalhos e levantarem recursos. O último que ficou pronto é das escolas tirrim, que fica entre o povo Rendille aqui no norte do Quênia.

www.tirrim.com

RVA | Técnico Assistente de Futebol (U17)

É uma aventura treinar esses garotos. Os treinos são todos os dias por 1h30m e existem jogos do campeonato entre escolas que o RVA participa. Esses torneios acontecem durante o 1º termo.

RVA | Programa de Evangelismo

Uma vez por termo o RVA tem um programa de evangelismo que os alunos podem participar. Esse primeiro termo o Gustavo foi no hospital que foi fundado pela AIM a mais de 100 anos atrás e que fica aqui perto. Esse hospital pode atender muitas pessoas, pois possui mais de 400 leitos, e frequentemente a maioria dos pacientes são Somalis, um dos povos não alcançados aqui da África que são vizinhos do Quênia. Fomos lá orar e louvar com vários funcionários e pacientes.

O mais lindo foi ver que no final uma aluna veio falar comigo e disse: Depois do dia de hoje, que estivemos orando e louvando aqui no hospital, tenho a certeza que eu serei uma missionária no futuro. Glórias a Deus !!!!

Segue algumas fotos abaixo.

RVA | Informática

No RVA o Gustavo junto de outro missionário é responsável por toda a rede de informática, isso quer dizer computadores, servidores e rede.

O RVA possui um fundo que consegue disponibilizar computadores para os alunos do 2º grau. Com isso, são cerca de 350 computadores que precisam ser administrados. Todos os anos, todos os computadores são formatados e entregues novamente para os alunos, para garantir que estão em funcionamento. Dessa forma você pode imaginar a quantidade de trabalho que temos aqui.

Projeto Bíblia para Todos

Tela do Jogo

O Projeto continua. Na semana passada o Gustavo esteve em uma conferencia onde pode compartilhar novamente essa Bíblia e a resposta foi muito positiva. Ele recebeu outros pedidos para outras línguas de povos em contexto de perseguição. Agora os próximos passos será fazer as próximas versões nas outras línguas.

Bíblia após digitar a senha

RVA – Eventos Especiais

Durante o ano, são promovidos diversas atividades extras para entreter as crianças. Abaixo mostramos um pouco do Titchie Day (Dia do Titchie, apelido atribuido para as turmas de 1-6º Série) onde os alunos de 2º Grau promovem brincadeiras para os menores.

Projeto Mwangani – Nairóbi

Com a nossa mudança de Nairóbi para Kijabe, a mama Regina assumiu todo o projeto Mwangani. Veja abaixo um vídeo dela no ministério:

Bible Club Mama Regina

O Bible Club da Mama também continua e cada vez com mais crianças na casa dela aos Sábados. Continue orando pela vida dela e filhos.

Eleições no Quênia

No dia 26 de Outubro teremos novamente eleições aqui no Quênia. As que foram realizadas no dia 8 de Agosto foram anuladas, pois foram descobertas várias fraudes. Ore para que os protestos que estão sendo programados aconteçam em paz.

Pedidos de Oração

Família

Saúde, física, emocional e espiritual
Continue a orar pela nossa saúde, física, emocional e espiritual
Saúde específica da Fran
Ore para que Senhor restaure totalmente o estômago e intestino. Fran já teve muitas melhoras, porém ainda tem restrições alimentares.
Mantenedores
Que os novos mantenedores e intercessores que se juntaram a nós no final de 2016 possam serem fiéis em oração e nas suas ofertas financeiras ao nosso ministério.
Eleições do Quênia
Ore pela situação dos protestos e eleições. As eleições acontecem agora em Agosto. Ore por paz, pois esse tempo gera muita tensão entre o povo e os opositores.

Ministério Gustavo

Projetos
Ore por discernimento e sabedoria para o Gustavo na administração dos projetos que tem desenvolvido e liderado
Kits do Filme Jesus
Ainda temos kits multimídia para mostrar o filme Jesus ainda estão nos EUA. Ore para que eles cheguem sem nenhum problema no Quênia, e assim possamos entregar aos missionários que necessitam dessa ferramenta para evangelizar.
Bíblia para Todos
O desenvolvimento da nova versão do Bíblias para todas está em andamento, mas passando algumas dificuldades no desenvolvimento, visto os caracteres em árabe. Ore para que essa possa ser mais uma forma de que possamos levar a palavra de Deus para os Mu$$ulm4n0s.
Bíblia em Áudio
Ore para que os testes sejam guiados pelo Senhor e que possamos escolher a melhor opção,

Ministério Fran

Aulas de Espanhol

Ore para que a Fran consiga não somente ensinar o Espanhol, mas também levar a palavra do Senhor através de testemunhos e exemplo de vida.

Gostou do nosso ministério?

Como família, agradecemos a todos os mantenedores fiéis que nos apoiam financeiramente e em oração. Desejamos a todos vocês que o Pai os recompense com muita graça e amor.

Família HELLWIG, seus missionários na África