Nairóbi / Quênia, Março-Abril de 2015

“…quem quiser ser importante, que sirva os outros.” Mateus 20:26

Trabalhos

Morando com uma família africana

No mês de setembro passamos pelo HomeStay, onde estivemos por alguns dias morando com uma família africana, que são também servos do Senhor. Aprendemos tipos de comida que cozinham, a forma que eles entendem o tempo, fomos a um casamento e também participamos da igreja deles, onde nos sentimos muito acolhidos até pela igreja, pois fomos convidados a voltar para pregar.

Hellwig.com

Hellwig.com

Hellwig.com

Ministérios Fran

Kibera

A Fran visitou uma escola na favela de Kibera onde ele poderá talvez iniciar o ministério dela. Estejam orando para que o Senhor faça a vontade dEle e abra as portas para ela poder semanalmente ter um momento na escola para ensinar a palavra do Senhor.

Hellwig.com

Ministérios Gustavo

Kibera

Antes de chegarmos no Quênia, já sabíamos do desejo da MIAF/AIM em delegar ao Gustavo uma liderança global em tecnologias. Mesmo assim, antes de sair do Brasil, ele achava que ele iria conseguir também ajudar outros ministérios de outros missionários aqui no Quênia, porém os planos “dele” não eram do Senhor. Por esta razão, o Gustavo está focando todo o seu tempo no ministério delegado a ele pela MIAF/AIM.
Porém, nessa semana, após o Gustavo dar o seu testemunho para uns jovens aqui de Kibera, que é umas das favelas aqui de Nairóbi, eles gostaram e por esse motivo, ele irá investir, se Deus assim abrir as portas, uma manhã por semana com esses garotos, ajudando-os em discipulado e no evangelismo de outros jovens do bairro. Na próxima carta esperamos já ter mais informações. Estejam já orando por isso.

O Gustavo conseguiu acesso a um projeto que possui verba para enviar de graça um kit (Projetor, Som, Carregador Solar, telas de projeção para instalar em arvore, etc.) de valor estivado de US$ 2000 para o missionário que estiver disposto em mostrar o filme Jesus em evangelismos nas aldeias.

O projeto liderado pelo Gustavo chamado Office 365, informado na carta anterior está “voando”, pois o projeto oficial começou após o Gustavo ter voltado do ABO no final de Agosto. Já foram mais de 650 contas criadas, sendo que + de 70% feito pelo Gustavo, desde a parte da migração quando no treinamento dos missionários. Ele está trabalhando dia e noite nisso.

A principal alegria é que o Gustavo, visto a responsabilidade delegada pelo Senhor, está mudando MUITA coisa se tratando em informática, em toda a MIAF/AIM no mundo todo, e mesmo assim, as pessoas estão alegres e feliz pelo trabalho que ele está fazendo. Ele recebe e-mails parabenizando o trabalho dele, trazendo assim confiança e Paz do Senhor, pois muitas pessoas não entendem que missionário não é apenas quem está no mato evangelizando, mas também quem serve outros que servem. Jesus nos ensinou que maior não é quem está sendo servido, mas quem serve. Jesus precisa de todos para que a obra seja completa. Assim como uma empresa não existe apenas de operários, uma agência missionária não existe apenas de evangelistas e fazedores de tendas, mas de outras funções, como líderes, pessoal financeiro, mobilizadores, médicos, etc, todos servindo uns aos outros. É um time olhando para todas as necessidades.

Estudos

Aulas de Swahili

Recomeçamos após o ABO as nossas aulas, 3 vezes por semana. Estamos num método que foca mais o falar a língua, e isso tem nos ajudado a aprender mais o vocabulário e começar a se comunicar. Ore por nossa aquisição da língua e que seja efetiva para construirmos relacionamentos e comunicar o evangelho.

Conquistas

Veículo Adquirido

Após 6 meses de procura, conseguimos comprar um veículo 1995, que suprirá as nossas necessidades na cidade e nas viagens missionárias que faremos, visto que ele tem tração nas 4 rodas.

Aniversários

No mês de setembro o Peter fez 6 anos e o Gustavo 33.

Pedidos de Oração

Escola das Crianças

  • Pedimos oração pela escola das nossas crianças. Faz 2 meses que o Peter trocou de turma e foi para a primeira série, porém desde que começou ele tem chorando quase todos os dias. Tem dias que ele tem recusado a ir na aula, e isso reflete em noites agitadas, choro repentino, nervosismo e ansiedade. Tem dias que está tudo bem, outros não. A escola é cristã e estamos juntamente com a diretora tentando ajudar o Peter nesse processo. Antes não tinha problemas, porém nessa turma nova tem.
    Essa semana falamos com a diretora pela terceira vez sobre o assunto que, com esse quadro todo, só pode ser alguma coisa física dentro da sala de aula. Suspeitamos de disciplina física da professora (beliscões) pois isso é o que o Peter nos passou, depois de muita, mas muita paciência e jeito para tirar essa informação dele. Essa semana é uma micro férias aqui (5 dias) e após isso iremos conversar com a diretora sobre o que será feito. Os nossos filhos não voltaram a escola até resolvermos esse problema.
    O detalhe é que eles estão em uma escola Queniana, e na cultura africana, TODOS tem o direito de educar os filhos dos outros, inclusive de discipliná-lo. Porém, antes de matriculá-los nessa escola conversamos seriamente para saber sobre o método usado em indisciplina e eles nos garantiram que de forma alguma faziam algo físico.
    Orem pelo Peter, pelo seu coração, traumas, sua emoções e para nós pais termos sabedoria em lidar com essa situação, e principalmente, para que a diretora consiga resolver esse problema, pois caso contrário, teremos que tirar eles da escola local, e isso irá mudar nossa vida 100%. A escola mais barata que todos os outros missionários colocam seus filhos é 3x mais cara que a escola queniana, e não temos hoje esse dinheiro para coloca-los nessa escola. Por este motivo as crianças terão aula em casa com a Fran, e isso afetará os nossos ministérios, aula de Swahili, etc..

Mantenedores

  • Oremos por novos mantenedores fiéis e novas parcerias com outras igrejas.

Viagens

  • Viagem do Gustavo em Outubro para a conferência dos missionários servindo na Tanzânia, e em Novembro Conferência dos missionários do Quênia, aqui em Nairóbi, onde lá ele irá servir os missionários ensinando-os os novos recursos de Informática disponíveis para uso nos seus ministérios, assim como servi-los resolvendo os problemas de computadores que eles possam ter.
  • Viagem do Gustavo em Novembro para Nottingham, onde lá ele irá servir o escritório de mobilização de novos missionários, ensinando-os os novos recursos de Informática disponíveis no novo Office 365. Também irá verificar como eles podem diminuir custos, migrando recursos existentes no escritório, para recursos grátis existentes na Internet.
  • A AIM / MIAF possui um fundo que é específico para cobrir gastos de viagens ministeriais referente a posição de liderança na agência que o Gustavo foi convidado a exercer.

Saúde

  • Tivemos desafios nesse tempo em relação a saúde, porem todos se recuperamos bem, menos a Fran que tem tido problemas intestinais que tem persistido, pedimos oração.
  • Desde o dia após o aniversário do Peter, estamos passando tempos difíceis com o Peter, pois ele estava com febre de 39ºc, que não conseguíamos controlar com nenhum medicamento, e então após irmos ao hospital com ele, descobrimos que estava com bronquite e infecção na garganta. Após o tratamento ele tem se mostrado melhor, porém a tosse não sumiu totalmente e a cada dia tem aumentado de novo. Agradecemos aos irmãos que tem orado por sua saúde.
    Uma semana após o Peter ficar doente foi a vez do Gustavo, com infeção na garganta, onde ele ficou muito ruim não conseguindo trabalhar no ritmo que ele estava trabalhando.

Ministérios Gustavo

  • Continuem a orar pelo projeto Bíblia para todos, para que mais fundos passam ser recebidos para que possamos comprar “bíblias eletrônicas” e enviar para o Norte da África.

Como família, agradecemos a todos os mantenedores fiéis que nos apoiam financeiramente e em oração. Desejamos a todos vocês que o Pai os recompense com muita graça e amor.

Família Hellwig, seus missionários na África